Quem Somos

Histórico da Casa de Brunhosinho

A aldeia de BRUNHOSINHO fica em Trás-os-Montes,Serra de Mogadouro,cidade natal da família Pantaleão e em homenagem aos mesmos nosso rancho leva o nome de CASA DE BRUNHOSINHO que representa Portugal em suas mais diversas formas, costumes, comidas típicas, folclore de várias regiões, enfim a sua tradição e, sempre com o respeito e a garra dos nossos componentes ao país que é considerado “Pai do Brasil”.

BRUNHOSINHO é uma aldeia pequena que tem poucos moradores e todos estão abençoados pelos seus padroeiros Sta. Barbára e São Sebastião; apresenta em sua culinária o destaque para as alheiras (lingüiça feita com pão), na plantação destaca-se produtos como o trigo, centeio, batata, legumes, hortaliças, etc,. Cria-se gado lanígero, caprino e gado de raça mirandeza, cria-se também gado cavallar asino, etc.

Quem é da região, não nega as tradições e morre de saudades.
Domingos Pantaleão

Em 1991 nasceu a Associação Cultural E Recreativa“Casa De Brunhosinho”, com a responsabilidade de manter a cultura portuguesa para as novas gerações, e os brasileiros saberem que existe uma aldeia chamada BRUNHOSINHO e um país rico em tradições como Portugal, esta casa tem a hospitalidade característica de BRUNHOSINHO e porque não dizer de todo Portugal, por isso aqui são todos muito bem vindos, portugueses de norte a sul, brasileiros, enfim todas as pessoas que de alguma forma matam suas saudades e outras aprendem a conhecer e amar um pouquinho do nosso Portugal.

RANCHO FOLCLÓRICO”CASA DE BRUNHOSINHO” ,grupo de danças típicas que com esse nome pode homenagear aos fundadores, a família Pantaleão que são de BRUNHOSINHO e que tem muito orgulho disso, divulgando a CASA e sua aldeia com muito amor. O Rancho desde a sua fundação tem feito apresentações em festas na Capital e Interior de São Paulo e outros Estados assim,divulgando os usos e costumes de um povo. Os componentes, são em sua maioria brasileiros,não necessariamente descendentes diretos de portugueses;pois aqui todos são bem vindos.

Esse é nosso histórico,agora que você já conhece um pouquinho de nossa história venha fazer parte dela, perpetuando-a por todo sempre para que de geração em geração seja passado o valor desse povo descobridor, o POVO PORTUGUÊS.


Uma resposta a Quem Somos

  1. carolina moreno disse:

    MUITOS PARABÉNS Á FAMILIA PANTALEÃO, QUE LEVOU A CONHER A NOSSA ALDEIA AOS 4 CANTOS DO MUNDO.
    FICO EXTREMAMENTE ORGULHOSA……
    SOMOS FILHOS DE BRUNHOSINHO.
    UM BEM HAJAM PELO VOSSO EMPENHO E DEDICAÇÃO
    OBRIGADA.

    CAROLINA MORENO